20 dicas para economizar dentro de casa

Publicado por Eutolimpo em

Quando o assunto é finanças pessoais, cuidar das despesas domésticas é um ponto que pesa muito. Isso porque elas estão inclusas nas nossas despesas essenciais, que detém 50% ou mais do nosso orçamento mensal.  Por isso, selecionamos 20 dicas muito simples que vão te ajudar a economizar nos gastos com energia, água, mercado e mais!

ÁGUA

1 – Reaproveite a água depois de lavar a roupa: reutilize a água proveniente da lavagem de roupa para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.

2 – Instale uma descarga econômica: alguns vasos sanitários possuem uma válvula de descarga econômica, a qual permite a seleção da quantidade de água necessária de acordo com a situação. O desperdício diminuirá significativamente.

3- Diminua o tempo no banho: cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza cerca de 23 litros de água. Além disso, ao diminuir o seu banho diário de chuveiro elétrico em um minuto, ao final de um mês você terá economizado energia elétrica suficiente para manter seu celular carregado por dois anos, ou, pra sermos mais exatos, 750 vezes durante uma hora!

4 – Troque a mangueira pelo balde: ao lavar o carro, esta simples mudança pode economizar significativamente. Por exemplo, utilizando 6 baldes, você pode economizar até 150 litros por lavagem.

COZINHA E ALIMENTAÇÃO

5 – Compre frutas, verduras e legumes da época: comprar alimentos em sua época natural proporciona economia no mercado, já que os mesmos ficam mais baratos. Descubra qual a época dos seus alimentos preferidos e aproveite!

6 – Reaproveite as sobras: nem tudo o que é dispensado dos alimentos precisa necessariamente ir para o lixo. Há várias receitas reaproveitando cascas e sementes, por exemplo, que muitas vezes são jogadas fora. Pra te ajudar, selecionamos um livro INCRÍVEL que faz parte do programa Mesa Brasil, do Sesc. Clique aqui para ver!

7 – Reutilize a água do cozimento de legumes: ela pode servir para caldos, sopas e até mesmo para dar sabor ao arroz de todos os dias.

8 – Tenha sua própria horta: Além de garantir alimentos frescos e sem agrotóxicos, você ainda economiza na feira. Se o problema for espaço, uma horta suspensa pode ser a solução!

ENERGIA

9 – Troque suas lâmpadas: utilizar uma lâmpada de LED (ou fluorescente) pode reduzir consideravelmente o consumo de energia da sua casa.

10 – Livre-se de extensões: extensões e benjamins (o famoso “T”) ajudam a desperdiçar energia, além de trazer riscos se utilizados de maneira incorreta. Use-os somente se necessário.

11 – Desligue os eletrodomésticos da tomada: aquela luzinha vermelha também consome energia, por isso, desligá-los ao finalizar seu uso ajuda a economizar.

12 – Compre eletrodomésticos de classificação A: os aparelhos que possuem o selo da Procel com classificação A consumem menos energia em seu uso.

COMPRAS DE MERCADO

13 – Faça uma lista: Fazer uma lista contendo somente o que está em falta evita a compra de itens desnecessários. 

14 – Leve dinheiro contado: Se você já sabe o valor do que necessita comprar, levar o dinheiro exato da compra evitará gastos desnecessários.

15 – Faça uma refeição antes de ir ao supermercado: ao fazer compras com estômago vazio, é mais fácil se deixar seduzir por doces e outras comidas que você não precisa comprar no momento.

16 – Evite gastar com pilhas: se você possui muitos eletroportáteis, comprar baterias recarregáveis no lugar de pilhas pode ser uma boa opção para economizar.

17 – Compre marcas genéricas: marcas famosas geralmente possuem custos mais elevados do que aquelas não tão populares. Mas isto não significa que as genéricas são menos eficientes. Dê uma chance à elas e experimente novos produtos.

DESAPEGUE

18 – Livre-se de móveis antigos: ao desfazer-se dos móveis já sem uso, além de você garantir mais espaço para o novo, ainda pode ganhar dinheiro com a venda dos mesmos. Sites como o OLX, o Remobile e o Enjoei são ótimas oportunidades para quem deseja desapegar.

19 – Venda as roupas que você não usa mais: quer desentulhar o armário e ainda ganhar um dinheirinho? Vender suas roupas usadas em brechós e bazares online são uma ótima pedida. Confira sites como Brechó OnlineRepassaGarimpário e Recicla Luxo e que fazem sucesso na rede.

20 – Invista em um hobby: ao fazer cursos para aprender mais sobre o seu hobby favorito — seja ele relacionado à artesanato, culinária ou computação –, além de estar fazendo algo de que gosta, ainda pode se especializar e obter uma renda com a atividade que lhe dá prazer. Alguns portais como Portal EducaPrime CursosPortal EducaçãoIped e Eduk disponibilizam cursos online para aperfeiçoar suas habilidades.

Quer saber se seu CPF está com a gente? É só clicar aqui!

Curtiu o texto? Continue acompanhando o Eu tô limpo para ver dicas e conteúdos incríveis para te ajudar! Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fontes: Tua Casa; CEVISA; Mesa Brasil (Sesc); AKATU; Mundo da Eletrica; Procel


9 DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA NO INVERNO - EuToLimpo · 29/06/2021 às 10:22 am

[…] ficar alertas com o consumo de energia, então separamos 9 dicas essenciais pra te ajudar a economizar durante o […]

Conta pra gente: o que achou desse post?

%d blogueiros gostam disto: