5 erros que talvez você cometa ao usar o cartão de crédito

Publicado por Eutolimpo em

Poder fazer compras pagando valores que cabem no nosso bolso é muito bom, principalmente quando os itens têm preços mais elevados (como no caso de bens duráveis como eletrodomésticos). Para isso, o cartão de crédito acaba sendo uma ‘mão na roda’.

Mas ao mesmo tempo, essas vantagens que o cartão de crédito oferece podem acabar se tornando um risco se não soubermos utiliza-lo corretamente. Por isso, para te ajudar a evitar os principais erros na hora de usar o cartão, vamos te contar um pouco mais sobre eles. Vem comigo!

1 – Achar que o limite do cartão de crédito é uma renda extra

 Ver o limite do cartão como um complemento de renda é uma grande ilusão que pode comprometer (e muito) nosso orçamento. O correto é gastar menos do que você ganha, assim você garante que terá condições de fazer o pagamento e usa seu cartão de crédito com mais responsabilidade.

2 – Pagar o valor mínimo da fatura

Essa é claramente uma das ciladas mais clássicas do cartão de crédito. Quando fazemos isso, pagamos apenas 15% da fatura e o restante fica para o próximo mês, no crédito rotativo. E é aí que mora o problema, porque os juros do rotativo são altíssimos, chegando a 13% ao mês em média.

Aí já deu para ver a bola de neve que isso acaba virando, né?

3 – Não pagar a fatura até o vencimento

Tudo que envolve os juros do cartão de crédito é um problema, uma vez que eles estão entre os maiores juros do mercado. Por isso, se organize para sempre pagar sua fatura em dia e evitar um gasto absurdo!

4 – Perder o controle sobre os gastos

Gastar sem acompanhar quanto já gastou e/ou pode gastar é muito arriscado e aumenta as chances de se endividar com o cartão de crédito. Tenha sempre anotado quanto você pode gastar e vá controlando seus gastos para não acabar se enrolando no final do mês.

5 – Ter vários cartões de crédito

Possuir vários cartões de créditos pode gerar uma falsa sensação de maior poder de compra, mas não é bem por aí… Quanto mais cartões você tiver, maior a chance de acabar se enrolando no pagamento deles, é preciso ter muito controle e uma renda de acordo com seus limites de crédito.

O melhor caminho é procurar um cartão com limite e condições que se encaixem no seu orçamento e realidade e jamais usá-lo como renda extra.

Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui para consultar seu desconto!

Categorias: Eu tô limpo

Conta pra gente: o que achou desse post?