9 DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA NO INVERNO

Publicado por Eutolimpo em

Estamos oficialmente no inverno. Nessa época, é comum que a demanda por energia aumente, já que utilizamos mais equipamentos como aquecedores e chuveiros elétricos em temperaturas mais altas, mas precisamos ficar de olho no consumo de energia para não entrarmos numa fria na hora de pagar a conta de luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passou a bandeira tarifária amarela para vermelha, o que a deixa ainda mais cara – uma mudança que vai mexer no bolso do consumidor brasileiro, em um momento delicado como o que estamos vivendo, em plena pandemia. Por isso, agora mais do que nunca, precisamos ficar alertas com o consumo de energia, então separamos 9 dicas essenciais pra te ajudar a economizar durante o inverno!

Chuveiros elétricos

Fique o mínimo possível no banho. Vamos fazer uma conta rápida pra você entender o porquê: um chuveiro dos mais comuns têm potência de aproximadamente 5.500W, dessa forma, para uma família de 4 pessoas onde cada uma leva 15 minutos no banho, há um consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por 1 hora, o que equivale a aproximadamente R$100,00 na conta de luz. Usando o chuveiro na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$30.

Aquecedores

No inverno, podem chegar a corresponder 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, por isso evite deixa-lo ligado por longos períodos e utilize apenas quando estiver no ambiente.

Iluminação

Aproveite a luz natural e deixe as janelas e cortinas abertas durante o dia. Uma dica boa é pintar as paredes e tetos de cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Você também pode trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que são muito mais econômicas (consomem de 60% a 80% menos energia).

TVs e Computadores

Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo e programe o timer (desligamento automático) para se prevenir em casos de esquecimento. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização, e o monitor, a partir de 15 minutos.

Stand-by

Desligue ou tire da tomada eletrodomésticos que não estão sendo usados e não deixe os aparelhos em stand-by.

Máquinas de lavar e secar

Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando for realmente necessário.

Geladeiras

Não abra a porta desnecessariamente. Verifique também se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.

Atenção ao comprar

Escolha eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso de importados).

Horário de pico

Sempre que for possível, utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h, quando o consumo costuma ser maior, aumentando a possibilidade de uso de bandeira vermelha (mais cara).

Curtiu o texto? Continue acompanhando o Eu tô limpo para ver dicas e conteúdos incríveis para te ajudar! Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram, e não esqueça de acessar nosso site clicando aqui e consultar seu desconto!


Conta pra gente: o que achou desse post?