Como planejar o crescimento na carreira?

Publicado por Eutolimpo em

Lembre-se que, para conduzir bem o seu planejamento financeiro, é preciso contar com fontes de renda, daí a necessidade de investir constantemente em sua carreira, de forma a se manter competitivo, identificar possibilidades de crescimento em sua área de atuação e oferecer diferencial ao mercado, seja como empregado ou empreendedor.

Invista em você

Dedicar tempo, energia e dinheiro ao seu desenvolvimento profissional faz a diferença na trajetória da sua carreira, tanto no presente quanto no futuro.

Os gastos com educação são considerados investimento, desde que você vá transformá-los, cedo ou tarde, em retorno. Por exemplo: você paga hoje um curso de inglês, pois sabe que este conhecimento lhe abrirá portas na empresa onde trabalha atualmente. Sem dúvida, trata-se de um investimento.

Você é sua marca!

Cuide da sua carreira como se estivesse zelando pela sua empresa, por sua marca. Não espere que ninguém planeje o seu crescimento, essa missão é sua. Além de desenvolver seus próprios talentos, cultive também o seu espírito empreendedor.

Como planejar crescimento na carreira?

1) Defina suas metas: o que você pretende estar fazendo daqui a dois, cinco, dez anos? Como imagina sua vida nesses intervalos? Materialmente, o que gostaria de ter conquistado?

2) Entenda como você é avaliado na empresa: tenha bom grau de relacionamento com seu gestor, de forma a não somente aprender com ele, mas compreender como você é avaliado, o que é esperado do seu desempenho (quais são as métricas e indicadores capazes de apontar um resultado de sucesso em seu cargo).

3) Saiba receber feedback: não apenas do seu gestor, mas dos líderes que acompanham seu trabalho – tudo é crescimento!

4) Procure identificar oportunidades: observe, na empresa, atividades que lhe despertem interesse. O importante é se especializar ou acumular conhecimento sobre algo que sua empresa irá necessitar. Isso poderá lhe render novas oportunidades e até uma promoção.

5) Seja criterioso com você: avalie o seu desempenho, sua trajetória e seu aprendizado – você tem dado mesmo o seu melhor? Se fosse dono da empresa, ou se estivesse no lugar do seu chefe, concederia a você um aumento de salário?

Dicas de postura profissional

O motivo é simples: é fundamental o ajuste entre você e a empresa na qual trabalha. As funções que você exerce devem estar em linha com o que a empresa realmente necessita e espera do seu trabalho. Neste “casamento”, um fator decisivo para o sucesso é a postura profissional.

Parceira da educação

Preste atenção à sua volta, onde você trabalha. Existe sempre alguém mais despreocupado, pouco comprometido com a disciplina e com as regras da empresa. Pode ter certeza que esta pessoa, mais cedo ou mais tarde, terá seu crescimento prejudicado justamente por esta postura, ou então será “convidada” a se enquadrar ao perfil esperado. Afinal, como a empresa poderá lhe confiar novas tarefas, ou até mesmo a liderança de um grupo, se age desta forma?

Vale deixar claro que não se prega aqui a bajulação, a conquista de um lugar ao sol a qualquer preço. Não é isso. O objetivo é lembrá-lo que, como em qualquer ambiente, existem regras a serem cumpridas, metas e uma política interna da qual você faz parte. Por isso, sua adaptação é mais do que esperada. Afinal, você foi contratado para isso.

Autocrítica e interesse

Caso você se questione sempre sobre suas atitudes e tenha uma boa dose de autocrítica, dificilmente terá problemas com relação a sua postura profissional. A preocupação constante em melhorar é ponto mais do que positivo neste caminho.

Outro item importante é o seu interesse, não só pelo que faz, mas pela atividade desenvolvida na empresa. Deve-se olhá-la como um todo e sentir-se comprometido com sua filosofia, com a forma de trabalho adotada.

Lembre-se que você é o maior responsável pelo seu crescimento profissional. Portanto, faça com que ele aconteça!

Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais FacebookInstagram e LinkedIn e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui para consultar seu desconto!


Conta pra gente: o que achou desse post?