Controle Financeiro Pessoal

Publicado por Eutolimpo em

Antes de tudo você precisa saber que o planejamento financeiro é a base do sucesso para controlar o dinheiro e conseguir alcançar seus objetivos. Portanto, no gerenciamento financeiro, você deve organizar as contas levando em consideração o volume de despesas e o seu salário mensal. De acordo com isso é importante que todos os membros da casa estejam envolvidos no processo de administração do dinheiro, criando assim uma cultura de planejamento financeiro familiar. Quando todos trabalham em conjunto no gerenciamento das contas, fica mais fácil identificar para onde o dinheiro está indo, identificar possíveis falhas e traçar caminhos para redirecionar seus gastos.

Qual a importância do planejamento e da organização financeira?

Sabe aquele ditado: o dinheiro não traz felicidade? Então, preciso te dizer que de fato, ele não deve ser nossa única prioridade, mas a verdade é que grande parte da nossa vida depende diretamente de nossos recursos. É aí que o planejamento financeiro entra: encaixando as nossas necessidades e despesas pessoais dentro do salário e rendimento que temos.

Organização financeira te ajuda a alcançar resultados melhores

Se você sabe que precisa economizar, mas ainda não sabe como, o planejamento financeiro pode ser a solução. Aqui você vai saber exatamente para onde seus recursos estão indo e identificar onde é possível, ou preciso, fazer cortes.

Controle financeiro te ajuda a pensar no futuro

O planejamento adequado também é uma forma de educação financeira, que melhora a nossa relação com o dinheiro. Quando sabemos, com clareza, como gastamos nossos recursos, passamos a encontrar novas formas de economizar e poupar para o nosso futuro.

Como administrar finanças pessoais?

Em um primeiro momento, o planejamento financeiro pode parecer um bicho de sete cabeças, mas garantimos que é simples e muito benéfico.

Primeiro você pode criar um quadro de controle pessoal para registrar todas as despesas dividindo entre custos fixos (água, luz, alimentação, aluguel, etc.) e variáveis (compras, lazer, etc.).

Defina objetivos e trace estratégias

Quer comprar um apartamento? Fazer uma viagem de intercâmbio? Ou conseguir investir uma determinada quantia todos os meses? Não importa qual o seu desejo, trace um objetivo e as metas necessárias para alcançá-lo.

Conheça os maiores erros do controle financeiro

Alguns detalhes fazem a diferença, pensando nisso separamos os maiores erros do controle financeiro para você não sair da linha.

Não acompanhar todos os gastos

Pode parecer bobagem, mas deixar de anotar qualquer gasto, até um cafezinho, pode complicar seu quadro de controle pessoal. Mesmo sendo valores pequenos, a soma de todos esses gastos pode ficar alta e atrapalhar a administração dos recursos.

Não ter disciplina

De nada adianta lançar os gastos e receitas na planilha se você não se adequar à sua realidade financeira. Apenas saber quais são os seus custos mensais, sem tomar novas atitudes, te mantém na mesma situação.

Não usar o cartão de crédito com consciência

O principal erro no controle financeiro é querer viver uma vida diferente do que a sua realidade financeira permite. Nesse cenário, o cartão de crédito pode ser um inimigo ou um aliado, depende de você!

Então evite fazer compras parceladas e só use essa opção quando forem sem juros e sejam compras planejadas. Assim, quando a conta chegar no próximo mês, não precisamos nos desesperar!

Adequar seu estilo de vida a sua renda é um dos passos mais importantes quando falamos de organizar as contas e fazer o gerenciamento financeiro com máxima eficiência.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você se identifique e aproveite já para colocar em prática. Continue acompanhando o Eu tô limpo para ver dicas e conteúdos incríveis para te ajudar! Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui e consultar seu desconto!

 


Conta pra gente: o que achou desse post?