A pergunta que não quer calar: dívida caduca?

Publicado por Eutolimpo em

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é uma dívida caduca?

Mulher loira com pontos de interrogação sobre a cabeça.

São dívidas que tem mais de 5 anos. Depois desse prazo, elas deixam de aparecer nos serviços de proteção ao crédito como a Serasa, por exemplo.

Porém, as pessoas confundem dívida caduca com dívida inexistente. E não, o débito NÃO deixa de existir. Mesmo que outras empresas não consigam mais visualizá-lo, ele permanece em aberto com a empresa para a qual você deve.

Alguns fatos que influenciam essa confusão são a exclusão do nome da Serasa (o prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil) e a pontuação do Score: como a pendência sai da base de dados da Serasa, ela deixa de impactar na pontuação do Score e, portanto, causa a impressão de não existir mais.

E olha, independente do tempo em atraso, é muito importante e necessário que você pague a dívida, mesmo estando prescrita. Ter uma pendência em aberto atrapalha seu relacionamento com a empresa/instituição, tanto atual quanto futuramente.

Agora que você já sabe dessas informações, não vale mais usar os 5 anos como justificativa pra não pagar a dívida, né?

Quer ver mais conteúdos como esse? É só acompanhar nosso blog e seguir a gente em nossas outras redes sociais.

FACEBOOK / TWITTER / INSTAGRAM

Fontes: https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/seu-nome-limpo/divida-caduca/

https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2018/10/09/prescricao-divida-banco-nome-sujo-cinco-anos.htm


2 comentários

Conceição · 04/11/2019 às 1:47 pm

“Somos uma plataforma digital de soluções financeiras. Com a solidez e segurança que só um gigante em tecnologia pode oferecer.”
vocês sempre vai tirar duvidas dos participantes deste BlOG. Adorei o esclarecimento entre dividas atrasadas e caduca. Nada a acrescentar. Somente parabenizar.
Continuem sempre ajudando.
Maria Conceição Fernandes

    Eutolimpo · 07/11/2019 às 6:37 pm

    Muito obrigado, Maria! Nosso foco é justamente esse: ajudar cada vez mais. Conte com a gente sempre!!!

Conta pra gente: o que achou desse post?

%d blogueiros gostam disto: