DOC ou TED: qual a diferença?

Publicado por Eutolimpo em

Na hora de fazer uma transferência bancária, temos mais de uma possibilidade. E é aí que surge a dúvida: DOC ou TED, qual a melhor?

A gente esclarece pra você! Nesse post, vamos te explicar qual a diferença entre DOC e TED, e indicar qual a melhor para cada caso.

O que é DOC?

 O Documento de Crédito (DOC) é uma transferência bancária com o limite de R$4.999,99 por operação, e só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central.

O valor transferido por DOC só é efetivado no dia útil seguinte, para transações feitas até 21h59. Após esse horário, o dinheiro só vai cair na conta do beneficiário no segundo dia útil.

O que é TED?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação mais rápida e não tem limite de valor. O valor transferido cai na conta do beneficiário poucos minutos depois de ser realizada, se a transferência for feita antes das 17h. Após esse horário, o dinheiro só aparecerá para o beneficiário no dia seguinte.

Qual custa mais barato?

Primeiro, é importante lembrar que não existe um valor fixo de transações para todos os bancos, cada um tem um custo diferente. Dependendo do pacote que você possui, as taxas podem ser abatidas ou não serem cobradas, daí o cliente pode fazer quantas transferências quiser.

O que temos certeza é que fazer DOC ou TED em caixas eletrônicos ou pela internet é mais barato que ir até um caixa presencial.

Você pode checar no Banco Central o valor atualizado das tarifas no seu banco.

É possível agendar ou cancelar?

Existem bancos em que o agendamento é possível tanto para DOC quanto para TED. Você pode entrar em contato com a sua agência para saber se esse serviço está disponível para a sua conta e se existe diferença na tarifa.

Já o cancelamento pode ser feito nas seguintes situações:

  • Se houver diferença entre os dados do banco, agência, conta e CPF ou CNPJ, o cancelamento é automático. A TED é devolvida no mesmo dia. E o DOC pode levar até 2 dias para retornar;
  • Se o erro for apenas no valor da transferência, o DOC ou a TED será realizado. Nesse caso, você terá que conversar diretamente com o dono da conta para que ele devolva o valor a mais.

Mas lembre-se: antes de realizar qualquer transferência financeira, é essencial conferir todos os dados para não ocorrer nenhuma dor de cabeça.

Facinho né? Agora é só escolher a melhor transferência para o seu caso! Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários que a gente resolve pra você!

Gostou? Então continue nos acompanhando por aqui, e também pelo  Facebook, InstagramTwitter!


Conta pra gente: o que achou desse post?