ENDIVIDADO X INADIMPLENTE: qual a diferença?

Publicado por Eutolimpo em

No mundo das dívidas existem diversos termos que, por muitas vezes, podem gerar confusão na nossa cabeça e é essencial entendê-los para não ficarmos perdidos.

Pra começar: como já explicamos anteriormente, existem diferentes tipos de dívidas. Uma pessoa estar devendo não significa, necessariamente, que ela está passando por graves problemas financeiros. Uma dívida é contraída quando compramos algo ou adquirimos um serviço e não temos poder de capital para quitar no momento, como compras no cartão de crédito e empréstimos.

Endividado x Inadimplente

Endividado

O endividado é aquela pessoa que faz dívidas com a intenção de pagar, mas que em algum momento, por diversos motivos, não consegue quitar seus débitos. Quando você faz compras com o cartão de crédito, por exemplo, e as divide em parcelas, você já pode se enquadrar como um endividado, uma vez que comprou algo com um dinheiro que não possui no ato da compra.

No endividamento, o consumidor é tende a quitar suas dívidas sem comprometer sua renda mensal que é utilizada para suprir suas necessidades básicas. Logo, ele acontece, muitas vezes, pela incapacidade de administrar seu orçamento ou por superestimar seu rendimento, tendo um hábito de consumo que não condiz com sua realidade.

Inadimplente

O inadimplente é aquele que não consegue mais pagar suas dívidas em dia, podendo ocasionar uma bola de neve porque, geralmente, ele recorre a outras dívidas para quitar as existentes. É o famoso caso de quem realiza um empréstimo para pagar outro empréstimo já feito, e é necessário muito cuidado e planejamento para recorrer a essa saída para não acabar devendo um valor superior ao rendimento que recebe.

Para chegar à inadimplência é preciso estar endividado, porém, nem todo devedor é inadimplente. Por isso é essencial saber em qual das duas situações você está, assim é possível se organizar melhor e agir de forma responsável para solucionar seus problemas com as dívidas. 🙂

Te ajudamos com essas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui e também pelo FacebookInstagram e Twitter!


Conta pra gente: o que achou desse post?