Existe diferença entre os tipos de dívida?

Publicado por Eutolimpo em

Quando ouvimos/falamos em dívidas, sempre relacionamos com algo ruim, porém, é importante saber que elas passam por diferentes estágios. Mas afinal, qual a diferença entre os tipos de dívida?

Escrito por: Equipe Eu to limpo

Dívidas por prestações

Sinal verde. Nesse caso, estamos falando apenas das suas contas que estão parceladas, ou seja, ainda vão vencer – compras no cartão de crédito, por exemplo. Outro tipo de dívida por prestação são os empréstimos, sejam eles pessoais, hipotecários ou para automóveis.

Dívidas em atraso

Opa, muita calma nessa hora: sinal amarelo. Aqui é preciso cuidado, pois dependendo do tempo que suas dívidas ficarem em atraso você corre o risco de ser negativado. O prazo mínimo para que as empresas possam fazer isso é de 15 dias após o atraso, mas existem algumas credoras que levam mais tempo, de 30 a 60 dias.

Mas atenção: mesmo não estando negativadas, dívidas em atraso impactam seu Score, o que pode prejudicar muito sua vida financeira. Por isso é importante regularizar as pendências o quanto antes para evitar que a negativação ocorra de fato.

Dívidas negativadas

Sinal vermelho! Nesse estágio o CPF do devedor já se encontra negativado. É o momento de respirar fundo e analisar a melhor forma para quitar essa pendência, evitando que a situação vire uma bola de neve.

Ainda tem dúvidas sobre a diferença entre os tipos de dívida? Deixa aqui nos comentários que a gente responde pra você!

Gostou do post? Então continue nos acompanhando para ver outros conteúdos sobre finanças e muito mais!

Fontes: Serasa Ensina; Crédito ou Débito

Quer saber se seu CPF está com a gente? É só clicar aqui!


Conta pra gente: o que achou desse post?