Gastos do começo de ano

Publicado por Eutolimpo em

tracktrackSabemos que o ano está acabando e com isso esperamos o próximo ano com novas metas, novos objetivos e as vezes até com novos boletos. A virada do ano é para muitos um momento de renovação, novos planos e esperança, mas também pode ser um momento de surpresas desagradáveis para quem não se planejou financeiramente. Isso porque, logo nos primeiros meses, os brasileiros se deparam com gastos inevitáveis.

Se este é o seu caso, é hora de correr atrás do prejuízo e se preparar para pagar os gastos ainda dentro do prazo. Separei uma lista a seguir, para te trazer as principais informações sobre cada despesa e assim garantir que você não esqueça nenhuma delas!

IPTU

O IPTU normalmente é cobrado em Janeiro e Fevereiro, mas se você não sabe o que isso significa fique calmo (a) que eu vou te explicar, o IPTU representa o Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país.

O IPTU é de responsabilidade dos municípios, portanto, as prefeituras é que determinam o seu valor final.

Apesar de ser cobrado anualmente, o IPTU pode ser pago ao longo de vários meses. Por exemplo existem casos que você consegue quitar o IPTU até dezembro, então totalizando 12 meses. Quem opta por pagar à vista tem desconto. 

IPVA

Os proprietários de carro também têm um imposto para acertar no início do ano: o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Ele incide sobre os veículos e é cobrado anualmente sendo cobrado normalmente no inicio de janeiro. Assim como o IPTU, o valor do IPVA também, é calculado a partir do valor venal do veículo ou seja, a partir do valor que ele teria se fosse colocado à venda.

Esse valor é diferente para cada modelo e ano dos carros e para cada estado em que está registrado, e as tabelas com todos os valores são disponibilizadas nos sites das secretarias da Fazenda do Estado. O mesmo pode ser pago em até três parcelas ou à vista.

DPVAT

Outro gasto que os donos de veículos têm é o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres). Se trata de um seguro obrigatório que o motorista deve pagar e que indeniza as vítimas e famílias no caso de um acidente de trânsito ou invalidez permanente, morte e reembolso de despesas médicas. Mesmo que seja pago pelo proprietário do carro, o DPVAT indeniza todas as pessoas envolvidas no acidente ou família das vítimas.

Lembre-se mesmo que você contrate um seguro particular para seu carro, que cubra roubo ou furto, é importantíssimo ficar em dia com o DPVAT, pois ele é uma das exigências para obter o licenciamento do carro anual e obrigatório.

Como pagar o DPVAT?

O pagamento é de uma única parcela e sem desconto, porém assim como no ano passado, os proprietários de veículos poderão ficar isentos do Seguro DPVAT em 2022.

Matrícula escolar e compra de materiais

Além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula. Não há muito espaço para negociação nestes valores, mas existe um outro grande gasto escolar no início sobre o qual os pais podem ter mais controle: a lista de material escolar.

Quanto custa o material escolar?

Lembre-se de pesquisar os sites e lojas com preços mais baixos, comprar em maior volume ou se junte a outros pais para uma compra coletiva! Para  assim ter mais descontos e reaproveitar materiais do ano anterior são boas práticas para economizar.

Este pode ser um ótimo momento para exercer a criatividade e personalizar materiais antigos ou até mesmo comprar itens mais simples e de menor preço e deixá-los com a sua cara.

Seguros

Todo o seguro contratado, seja ele de vida, automotivo, para celulares, de casa, ou qualquer outro, sofrem renovações anuais. Em alguns casos, acontecem justamente no início do ano. Vale ficar de olho na sua apólice para ver se isso vale pra você e já sabe né? Se a resposta for sim, planeje-se para arcar com essas taxas!

Quer outras dicas para se organizar melhor? Você sempre pode contar com os conteúdos de finanças e organização financeira do Eu tô limpo e todas as ferramentas disponíveis especialmente para te ajudar a viver no azul!

Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui e consultar seu desconto!

Categorias: Eu tô limpo

Conta pra gente: o que achou desse post?