Golpes realizados em 2021 e como não cair neles este ano!

Publicado por Eutolimpo em

Antes de mais nada sabemos que 2021 foi um ano com muitos acontecimentos e com isso tivemos a vacinação do combate à pandemia da Covid-19, alguns golpes relacionados ao Pix e outros tipos de golpes. Podemos estimar que milhões de pessoas foram vítimas de golpes virtuais no Brasil no ano passado. Agora basta saber quais foram os mais famosos e como evitar cair nessas ciladas! 

Pensando nisso separei um conteúdo incrível para vocês ficarem cada vez mais espertos e não cair nesses golpes esse ano hein!

Golpe do delivery

Sabe quando você está em casa e bate aquela preguiça de cozinhar e você resolve pedir um delivery? Pois é, isso vive acontecendo não é mesmo? As vezes simplesmente queremos curtir a preguiça ou só comer algo diferente do nosso tempero e o pagamento normalmente é realizado pelo cartão de crédito ou diretamente pelo app o que já facilita muito a nossa vida, mas de repente o restaurante te liga dizendo que houve um problema com a operação e que o valor vai ser estornado, nesse momento já devemos ficar em alerta.

Logo na sequencia, te orientam a fazer um novo pagamento na hora de receber a encomenda. Você leva o cartão, insere a sua senha, a transação é aprovada e aí vem o susto: uma compra de valor muito mais alto do que você já havia realizado e as vezes aquela compra que seria estornada acaba nem sendo. Por isso precisamos ficar atentos aos valores que colocamos ou preferir o pagamento diretamente pelo app. 

É importante também observar os avisos do aplicativo de delivery. Se houver algum problema com o pedido, você provavelmente receberá alguma notificação ou mensagem no chat. Alguns aplicativos também avisam que o pagamento foi confirmado e que nenhum outro valor será cobrado na entrega!

Golpe do WhatsApp ou WhatsApp clonado

Sabe quando você está tendo aquela conversa agradável com alguém que você conhece e do nada essa pessoa te pede dinheiro? Pois é, podemos ficar preocupados nesse momento e acabar fazendo o depósito para essa pessoa, pois ela está precisando e pode ser uma emergência não é mesmo? Mas esse foi um dos golpes mais conhecidos em 2021 por isso precisamos ficar atentos a mensagens do tipo: “Oi, Ana! Preciso fazer uma transferência urgente, mas esdando erro no aplicativo do banco… Será que você não pode transferir pra mim? Amanhã te devolvo”. A foto é de alguém que você conhece. A mensagem parece inofensiva, certo? O problema é que esse tem sido o modo de muitos estelionatários para fisgar vítimas por meio de aplicativos de mensagem.

Ter o WhatsApp clonado significa que um fraudador acessou a conta de uma pessoa em outro dispositivo à distância. Nessa situação, os criminosos conseguem falar com a lista de contatos de uma pessoa usando o mesmo número de celular, foto e histórico de conversa dela.

Para acessar o app da vítima, os golpistas precisam de um código de seis números enviado por SMS para o telefone da pessoa. Para isso, eles ligam para a vítima se passando por um representante de uma empresa ou serviço conhecido e dizem que precisam do código por algum motivo.

Como os golpistas são bem convincentes, a vítima acredita estar falando com a empresa e passa o código e com isso eles passam a pedir dinheiro para amigos e familiares em seu nome.

Uma ótima dica é nunca transferir dinheiro para alguém sem antes conferir se está tudo certo. Tente ligar ou fazer uma chamada de vídeo antes de realizar a transação.

Golpe da vacina

A vacinação é algo de extrema importância hoje em dia e também serviu como isca para os fraudadores aplicarem golpes ao longo de 2021. Uma das principais abordagens é: “Olá, sou representante do Ministério da Saúde. Entro em contato para agendarmos a data da sua vacinação. Você receberá um código por SMS, pode informá-lo para que possamos dar continuidade no seu atendimento?” Depois que a pessoa fornece essa informação, os criminosos conseguem clonar sua conta do WhatsApp.

Em outras situações, e-mails enviados supostamente pelo Ministério ou Secretaria da Saúde contam com links maliciosos. Ao clicar, a vítima acaba instalando um malware em seu computador ou celular. E os danos podem ser múltiplos: da perda de informações importantes ao vazamento de dados sigilosos como senhas, informações bancárias e documentos.

Se você receber uma ligação pedindo algum dado, apenas agradeça e desligue. Não revele nenhuma informação a quem te ligou. Depois, entre em contato com a instituição pelo número divulgado em seu site oficial para verificar se o contato era verdadeiro!

Golpe do Pix

Sabemos que o  Pix é algo sensacional não é mesmo? Ele é pratico, ágil e facilita muito a nossa vida mas o problema é que os golpistas logo se aproveitaram dessa popularidade para envolver vítimas em suas armadilhas.

Desconto na fatura com pagamento via Pix

Recebeu alguma mensagem dizendo que a conta do seu cartão ou do celular pode ficar mais barata se pagar com Pix? Desconfie.

Um dos maiores esquemas funciona da seguinte forma: criminosos enviam um SMS para a vítima afirmando que operadoras de cartão de crédito se uniram em uma campanha para oferecer desconto caso a fatura seja paga com Pix.

Para isso, a pessoa só precisa acessar um site indicado pelos golpistas e informar dados como bandeira do cartão e os quatro últimos dígitos, CPF e o valor total da fatura. Depois, a página indica uma chave Pix que deve ser usada para o pagamento da fatura com desconto.

Assim que a vítima confirma a transferência, não tem mais volta. Os golpistas transferem o dinheiro no momento em que ele cai na conta e a pessoa termina no prejuízo.

Uma ótima dica para se safar disso é nunca clicar em links que chegam por mensagens a não ser que você tenha absoluta certeza de que é seguro e que pertence a um site de confiança. Na dúvida, não clique. Em caso de problemas ou dúvidas, entre sempre em contato com a sua instituição financeira.

Caiu em um golpe na internet?

Qualquer pessoa está sujeita a ser vítima de um golpe, até porque não sabemos como será a abordagem realizada pelos criminosos e isso não deve ser motivo de vergonha nem de culpa. Se você caiu em um golpe financeiro, o primeiro passo é entrar em contato com a sua instituição financeira para entender as possibilidades de recuperar o dinheiro e denunciar a conta fraudulenta.

Eai Quer mais dicas para evitar golpes? Você sempre pode contar com os conteúdos de finanças e organização financeira do Eu tô limpo e todas as ferramentas disponíveis especialmente para te ajudar a viver no azul!

Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui e consultar seu desconto!

Categorias: Notícias

Conta pra gente: o que achou desse post?