Recuperação de Crédito: O que é e como funciona?

Publicado por Eutolimpo em

Foi negociar sua dívida e deu de cara com o nome de outra empresa? O banco vendeu sua dívida? Calma que está tudo certo, faz parte do processo de recuperação de crédito e nós vamos te explicar exatamente o que ele é e como funciona!

Você já deve ter ouvido falar de recuperação de crédito, né? Mas você sabe exatamente o que ela é e como funciona? Esse é um processo que pode gerar dúvidas em quem não entende muito de termos financeiros. Mas é bem fácil de compreender e nesse conteúdo nós vamos esclarecer tudo que você precisa saber.

O que é Recuperação de Crédito?

Existem empresas que são especializadas em conseguir a quitação de débitos. Essas empresas são contratadas por bancos e instituições financeiras que fazem as cobranças. Então, quando uma empresa de recuperação de crédito compra dívidas, essas contas passam a ser cobradas por essas empresas, que ficam responsáveis por negociar os débitos.

Fazendo o pagamento dessa negociação, você limpa seu nome referente à dívida que foi regularizada e, assim, pode voltar aos poucos a ter crédito no mercado!

Como funciona o processo de Recuperação de Crédito?

Em alguns casos, quando uma dívida é muito antiga ou é uma dívida caduca, por exemplo, os bancos preferem vender ela para as empresas de recuperação de crédito. Já falamos sobre isso em um conteúdo aqui, que você pode ler clicando aqui. A recuperadora, por sua vez, ficará responsável de tentar negociar com o consumidor, através de ofertas diretas ou por meio de empresas de renegociação, e receber este pagamento.

Quando o débito passa para a recuperadora, o que muda são as possibilidades de negociação, uma vez que o valor inicial da dívida continua o mesmo. Ou seja, além de te ajudar a pagar o que você deve, ao fazer a negociação, você limpa seu nome e volta a ter crédito no mercado.

Mas o banco pode vender a minha dívida?

Pode sim! Sabe aquela sopa de letrinhas de quando você vai contratar um cartão de crédito, um limite do cheque especial ou mesmo um empréstimo ou financiamento? Eu duvido que você tenha lido seu contrato inteiro.

Pois então, é fundamental se atentar a essas pequenas e grandes informações. Essa “Cessão de Crédito” pode ser feita pelo banco no caso de inadimplência desde que ele te informe.

Geralmente essa comunicação ocorre por meio da papelada durante a contratação do serviço.

Se essa informação já constar no seu contrato desde o início, o banco tem apenas a obrigação de te notificar.

Todo este processo é legal e está previsto no Código Civil Brasileiro, na Lei 10.406, de janeiro de 2002 (caso você queira ter mais informações sobre isso).

Cobrança e Recuperação de Crédito é a mesma coisa?

Não! Apesar de os meios de comunicação com o cliente utilizados em ambos os sejam quase sempre os mesmos, a abordagem e o tipo de dívidas negociadas são diferentes.

No caso das empresas de cobrança, o objetivo é fazer com que você pague a dívida, que pode estar negativada ou não. Mesmo que ela faça ofertas, pode acontecer de nenhuma ser compatível com o valor que você pode pagar e a empresa acaba não conseguindo a quitação do débito.

Já as empresas de recuperação de crédito estão dispostas a ouvir o cliente, negociar de forma saudável e chegar em um acordo que seja bom para ambos os lados. É muito comum que essas empresas promovam feirões e campanhas de negociação, oferecendo descontos e condições de pagamento muito boas para ajudar os clientes na quitação dos débitos.

Mas lembre-se, as empresas de recuperação de crédito só trabalham com dívidas negativadas. Ou seja, se a conta estiver em atraso, não é possível negociar.

Se você estiver com uma dívida em aberto e uma empresa de recuperação de crédito entrar em contato com você, não encerre a chamada antes de conversar, pois essa pode ser uma boa oportunidade para negociar seu débito. J

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Eu tô limpo para ver mais conteúdos incríveis para te ajudar! Siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui e consultar seu desconto!


Conta pra gente: o que achou desse post?