Saque-aniversário do FGTS vale a pena para você?

Publicado por Eutolimpo em

Desde 2019, quando foi aprovado, o saque-aniversário do FGTS vem sendo uma opção para milhões de brasileiros. 

Mas você realmente sabe como funciona esse saque? Será que ele realmente vale a pena?
Calma que irei responder essas perguntas e muito mais, vem comigo pois separei um conteúdo incrível para você!

Primeiramente o que é mesmo o saque aniversário?

Sabemos que o saque-aniversário é uma nova modalidade de uso do FGTS criada em 2019 por meio da Lei nº 13.932/2019. Com ela, trabalhadores podem sacar uma quantia do saldo do FGTS uma vez por ano.

O FGTS surgiu em 1960 – Fundo Garantidor por Tempo de Serviço foi anunciado pelo governo na época como uma espécie de “poupança programada” que seria basicamente um investimento com prazo definido para resgate que ajudaria os trabalhadores a manter um dinheiro guardado, quietinho o que é muito bom não é mesmo?

Anteriormente só era permitido a retirada do FGTS  para financiar um imóvel, se o trabalhador se aposentasse, tivesse autorização do governo para fazer saques emergenciais, e a opção do saque-rescisão que era quando o profissional foi desligado sem justa causa.

Pensando nisso com o saque-aniversário, o trabalhador passa a ter mais uma opção para resgatar este dinheiro o que hoje em dia ajuda!

Existe vantagens e desvantagens?

Vantagens: 
– Dinheiro extra: acessar um valor que é seu, mas que antes não poderia sacá-lo
– Além de sacar uma % do saldo da sua conta, você também receberá uma parcela adicional
– Poder usar o valor para investi-lo em outro lugar

Desvantagens: 
– Não ter direito a sacar todo o saldo da conta em caso de demissão.
– Caso queira voltar a opção de saque-rescisão, é preciso esperar 2 anos
– Com um saldo menor, o lucro do FGTS repassado será menor
– Com um saldo menor, você terá menos valor disponível para financiar a casa própria e com isso, aumentando possivelmente o valor a ser financiado e os juros.

Vamos falar de dinheiro extra?

Antes de mais nada sabemos que em momentos difíceis economicamente, e esse dinheiro pode ser uma boa saída para não ficar no vermelho e poder vir a ajudar a pagar as dívidas ou até mesmo quitar aquele parcelamento do cartão de crédito, ajudar nas contas, extras e também pode ser um dinheiro para te ajudar a realizar aquele sonho de uma viagem ou até mesmo presentear alguém especial com um presente que você estava precisando economizar. 

Esse não é um dinheiro que você “ganhará” magicamente, pois se trata de um dinheiro que você terá acesso por ser algo que te pertence, mas que antes você não poderia acessá-lo. O saque-aniversário permite que você receba um depósito anual, no mês do seu aniversário, correspondente a uma porcentagem do saldo da sua conta! 

Desvantagens em aderir ao saque-aniversário

Precisamos pensar que a principal desvantagem do saque-aniversário é não poder sacar todo o saldo do FGTS, mas sim a diminuição do saldo, ano a ano, o que também pode impactar outros objetivos, como a compra da casa própria usando esse valor. 

Sim, a parte chata disso tudo é que quem optar pela modalidade do saque-aniversário não pode sacar todo o saldo da conta quando é demitido. Essa possibilidade ajuda muitos brasileiros durante o período de recolocação no mercado, por exemplo.

E uma grande curiosidade é que quando o FGTS foi criado, este também foi um dos principais pontos pensados: garantir que o trabalhador tenha dinheiro em mãos caso seja demitido sem justa causa.

E as outras regras do FGTS?

Bom podemos dizer que essas regrinhas permanecem iguais!

  • Sacar os 40% da multa rescisória
  • Saques emergências e de calamidade pública;
  • Doenças graves;
  • Aposentadoria.

Podemos dizer em outras palavras que o que realmente vai mudar são as regras relacionadas ao término do contrato de trabalho: que também são muito importantes em um momento de recolocação no mercado.

Gostou do conteúdo? Siga a gente nas redes sociais FacebookInstagram e LinkedIn e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui para consultar seu desconto!

Categorias: Notícias

Conta pra gente: o que achou desse post?