Score: o que é e como afeta o crédito do consumidor

Publicado por Eutolimpo em

Você provavelmente já ouviu falar nessa palavra. Mas afinal, o que é a pontuação do Score e como ela influencia na nossa vida financeira?

O que é Score?

De modo geral, score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de determinado grupo de pessoas com o mesmo perfil atrasar, ou não, uma conta.

Além de indicar seu perfil financeiro, a pontuação do Score pode ser consultada por empresas e bancos e é considerada pelas instituições financeiras antes de concederem crédito – seja ele através de um cartão, empréstimo ou financiamento.

Quanto mais próxima sua pontuação estiver de 1000, melhor será seu perfil financeiro. Com isso, as chances de ter um pedido de crédito aprovado são maiores. Por outro lado, quanto mais baixa a pontuação, menores as chances também.

Como ele é calculado?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o Score é calculado de acordo com o histórico de crédito do consumidor e alguns itens como:

  • dados de negativação (se você já teve o “nome sujo”);
  • Cadastro positivo;
  • idade;
  • renda;
  • estado civil

A pontuação funciona da seguinte forma:

  • Até 300 pontos — alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 — risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700 — risco baixo de inadimplência. 

Vale ressaltar que os dados analisados para o cálculo do Score variam com o tempo. Um exemplo disso são as dívidas com mais de 5 anos: após esse prazo elas prescrevem e o CPF do consumidor não pode ficar restrito. Portanto, as dívidas com mais de 5 anos não entram no cálculo do Score.

É possível aumentar meu Score?

SIM! E uma das melhores formas para fazer isso, segundo a própria Serasa, é pagar suas contas em dia. Quitar suas dívidas, empréstimos e financiamentos, até mesmo antecipadamente, também ajuda – além de dar aquela forcinha a mais para o seu “currículo financeiro” no Cadastro Positivo. Outras ações que podem aumentar seu Score são:

  • atualizar seus dados na Serasa;
  • investir em instituições financeiras;
  • comprovar renda.

Ainda não sei qual é meu Score, como consultar?

A consulta da sua pontuação pode ser feita gratuitamente através do site ou aplicativo da Serasa, basta realizar o cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato. Depois é só acompanhar direitinho pra poder planejar melhor seus gastos e identificar possíveis erros no seu orçamento.

Dá uma olhada nesse vídeo do Serasa ensina que separamos pra você!

Serasa ensina

Quer saber se seu CPF está com a gente? É só clicar aqui!

Continue nos acompanhando também pelo Facebook, Instagram e Twitter!

Fontes: Serasa Consumidor; Guiabolso; Nubank


Conta pra gente: o que achou desse post?