Verdade ou Mito?
Quando o assunto envolve dívidas, sempre surgem diversas “teorias” e a gente sempre fica naquele impasse sem saber o que é verdade e o que é mentira. E é por isso que resolvemos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre dívidas, dizendo se são verdade ou mito pra você não se confundir mais!
1. A empresa precisa avisar que meu nome será negativado
VERDADE. Quando a empresa credora coloca o CPF de um devedor no Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC, ele tem direito de ser avisado pelo órgão de proteção ao crédito, informando que, se não quitar a dívida dentro de um prazo, seu nome será negativado.
O Código de Defesa do Consumidor determina que a notificação tem que ser enviada com antecedência, por escrito.
2. Herdar dívidas
MITO! Mesmo que o falecido tenha deixado apenas dívidas e nenhum bem, seus herdeiros não terão de quitá-las, e os credores não poderão cobrá-las.
Agora se, por exemplo, o falecido tenha deixado bens que totalizem R$10.000,00 e uma dívida no valor de R$5.000,00, metade desse patrimônio será usado para regularizar o débito, ou seja, o herdeiro não terá que tirar nada do próprio bolso.
3. Transferência de dívidas
MITO! Uma vez que a dívida é feita em um CPF, não é possível transferir para o nome de outra pessoa. Mesmo que algum terceiro tenha feito a dívida em seu nome (exceto em caso de fraudes, claro), o responsável por ela continuará sendo você.
4. Dívida caduca
VERDADE! Dívidas com bancos e cartões de crédito permanecem na Serasa durante o período de 5 (cinco) anos. Após esse período, elas deixam de aparecer nos serviços de proteção ao crédito e outras empresas não conseguem mais visualizá-las.
Mas cuidado! Não confunda dívida caduca com dívida inexistente. Mesmo que outras empresas não consigam mais visualizar seu débito, ele permanece em aberto com a empresa para a qual você deve!
5. O banco pode vender minha dívida
VERDADE! É comum os bancos e outras empresas venderem dívidas para recuperadoras de crédito. Fazendo isso, eles garantem um retorno do dinheiro mais rápido e dentro das suas necessidades, além de transferir todas as responsabilidades de cobrança.
É bom saber que, quando o banco vende sua dívida, a data de inclusão nos birôs de crédito não muda, tendo o mesmo prazo para caducar. Porém, o valor da dívida pode alterar por conta dos juros.
6. Escolas e faculdades podem recusar minha matrícula
VERDADE! As instituições de ensino particulares podem impedir você de fazer a rematrícula se estiver devendo alguma mensalidade, bem como a inclusão nos serviços de proteção de crédito do devedor.
7. Com um dia de atraso meu CPF já é negativado
MITO! Existe um prazo mínimo para que as empresas negativem o devedor, que é de 15 dias após o atraso, porém, algumas credoras podem levar mais tempo, de 30 a 60 dias para negativação.
8. Posso ser eliminado de um concurso público
MITO! Com exceção de concursos para o setor bancário, cargos no Banco Central, na Casa da Moeda ou no BNDES, concursos públicos não podem eliminar candidatos só por estarem com o nome sujo.
Se gostou do post, não deixe de acompanhar a gente aqui e em nossas outras redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!
Quer saber se seu CPF está com a gente? É só clicar aqui!