Você conhece o Cadastro Positivo?

Publicado por Eutolimpo em

Cadastro Positivo
Escrito por: Equipe Eutolimpo

Você já deve ter ouvido falar no Cadastro Positivo, mas sabe realmente o que é e como funciona?

O que é?

Diferente do cadastro negativo, onde as empresas analisam somente as contas que você deixou de pagar, o Cadastro Positivo reúne todo o seu comportamento como pagador, ou seja, tanto os pontos negativos quanto os positivos.

Podem entrar no Cadastro Positivo, por exemplo: contas de água, luz, telefone, TV a cabo, empréstimos, financiamentos e crediários.

Como funciona?

O Cadastro Positivo reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados a suas contas, como o comportamento e a pontualidade de pagamentos demonstrados por você. Dessa forma as empresas conseguem visualizar que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar uma coisa ou outra, você é responsável na maioria dos seus compromissos. Além disso, o mercado obtém uma melhor análise de risco na hora de liberar crédito ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.

Quem fará uso das minhas informações positivas?

Poderão ter acesso às suas informações: o comércio, os bancos, as financeiras e as prestadoras de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.

Consigo revisar minhas informações?

Sim! É possível consultar suas informações a qualquer momento e, caso encontre alguma divergência no seu relatório de Informações Positivas, você pode fazer uma solicitação de revisão. Tudo de forma gratuita!

Posso cancelar meu Cadastro Positivo?

Sim. Você pode fazer o cancelamento a qualquer momento, para isso basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de qualquer um dos birôs de crédito. 

O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis.

Porém, fazendo isso você volta a ser avaliado apenas pelo seu histórico negativo, ou seja, as contas que deixou de pagar. Então fica a dica: permaneça no Cadastro Positivo para continuar tendo uma avaliação mais justa do seu perfil financeiro.

Ainda assim, se quiser cancelar seu cadastro , é só clicar aqui.

Categorias: Dívidas

Conta pra gente: o que achou desse post?