Você tem direito ao PIS/Pasep em 2022?

Publicado por Eutolimpo em

Desde já preciso te dizer que os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep já têm data para acontecer: o calendário começa em fevereiro.

De 8 de fevereiro a 31 de março serão debitados os valores para trabalhadores do setor privado, que recebem o PIS pela Caixa Econômica. Já os servidores públicos, que recebem o Pasep pelo Banco do Brasil, poderão sacar o benefício de 5 de fevereiro a 24 de março.

Os valores variam de acordo com quanto tempo cada pessoa trabalhou dentro dos critérios: quem trabalhou durante os doze meses de 2020 recebe um salário mínimo, quem trabalhou 6 meses recebe meio salário mínimo, e assim proporcionalmente.

O Abono será referente ao ano-base de 2020. Em 2023, serão feitos os pagamentos referentes ao ano-base de 2021 e assim sucessivamente. 

Como saber se eu tenho direito ao PIS/Pasep 2022?

Podem receber o PIS/Pasep 2022 todos os trabalhadores que:

  • Estão cadastrados no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Receberam até dois salários mínimos mensais em 2020
  • Trabalharam com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias (consecutivos ou não) em 2020
  • Estão com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Quem recebe seguro-desemprego pode receber o PIS/Pasep em 2022?

Sim, pois os dois benefícios existem de forma independente. Enquanto o PIS/Pasep é um abono salarial oferecido aos trabalhadores de carteira assinada, o seguro desemprego funciona como uma espécie de indenização temporária aos funcionários que foram dispensados.

Se você está recebendo o seguro desemprego neste momento mas segue todos os critérios para receber o PIS/Pasep, pode ficar atento ao calendário de pagamentos para sacar o benefício.

Como consultar se tenho direito ao PIS/Pasep?

Os trabalhadores que recebem PIS podem consultar suas informações pelos canais oficiais de atendimento da Caixa Econômica, como o site caixa.gov.br/pis, o aplicativo Caixa Trabalhador ou ainda pelo telefone no número 0800-726-0207.

Também é possível fazer a consulta pelo site Meu INSS do Governo Federal. Basta fazer um login com o CPF e acessar a opção “Benefícios” para verificar se você tem direito a receber o PIS/Pasep.

Para aqueles vinculados ao Pasep, basta acessar o site Consulte seu PASEP, do Banco do Brasil, ou solicitar as informações por telefone no número 0800 729 0001.

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2022

No caso do PIS, a cronologia de pagamentos é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Para o Pasep, é considerado o dígito final de inscrição para saber a data de recebimento.

Os pagamentos começam em fevereiro e podem ser sacados até o dia 29 de dezembro, mas caso não seja possível retirar no período estipulado, o valor será acumulado e depositado no calendário seguinte.

Pagamentos do PIS em 2022

Mês de nascimento Data de pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Pagamentos do Pasep em 2022

Número final de inscrição Data de pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

Qual é o valor do abono salarial do PIS/Pasep?

Os valores podem flutuar entre R$ 101 e R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados em 2020. Um trabalhador que se manteve com a carteira assinada ao longo de todo o ano, por exemplo, receberá um salário mínimo completo.

E aí? Gostou desse conteúdo? Não esqueça de seguir a gente nas nossas redes sociais e ficar sempre de olho aqui no nosso blog, estamos sempre publicando matérias super interessantes para você! Até a próxima!

Siga a gente nas redes sociais FacebookInstagram e LinkedIn e não se esqueça de acessar nosso site clicando aqui para consultar seu desconto!


Conta pra gente: o que achou desse post?